segunda-feira, 6 de setembro de 2010

HINO DO AMAZONAS

SÓ PARA DIVULGAR!!

Nas paragens da história o passado
é de guerras, pesar e alegria,
é vitória pousando suas asas
sobre o verde da paz que nos guia.
Assim foi que nos tempos escuros
da conquista apoiada ao canhão
novos povos plantaram seu berço,
homens livres, na planta do chão
Amazonas de bravos que doam,
sem orgulho nem falsa nobreza,
aos que sonham, teu canto de lenda,
aos que lutam, mais vida e riqueza.
Hoje o tempo se faz claridade,
só triunfa a esperança que luta,
não há mais o mistério e das matas
um rumor de alvorada se escuta.
A palavra em ação se transforma
e a bandeira que nasce do povo
liberdade há de ter seu plano,
os grilhões destruindo de novo.
Amazonas de bravos que doam,
sem orgulho nem falsa nobreza,
aos que sonham, teu canto de lenda,
aos que lutam, mais vida e riqueza.
Tão radioso amanhece o futuro
nestes rios de pranto selvagem,
que os tambores da glória despertam
ao clarão de uma eterna paisagem.
Mas viver é destino dos fortes,
nos ensina, lutando, a floresta,
pela vida que vibra em seus ramos,
pelas aves, sua cores, sua festa.
Amazonas de bravos que doam,
sem orgulho nem falsa nobreza,
aos que sonham, teu canto de lenda,
aos que lutam, mais vida e riqueza.

Emancipação do Amazonas a Categoria de Província - "What P... is THIS??"


Mais um 5 de setembro que ocorre na cidade onde moro e mais uma vez o feriadão chega, visto a proximidade desse dia com a independência do Brasil, mas o que me espanta é que Manaus conquistou o seu sentido e ideal de província desde 1850 e até hoje as mídias de informação precisam fazer um resgate e um esforço imenso para poder buscar o interesse do povo manauara!! - "VC SABE PORQUE HOJE(05 DE SETEMBRO) É FERIADO??" RESP: "NÃO SEI NÃO"

É incrivel que não paramos para pensar em quantas pessoas foram escravizadas por sistemas governamentais insanos no período da borracha, quantos nativos sofreram pela ambição humana - e que hoje são representadas por muitas pessoas que trabalham 220 horas mensal para ganhar miseras e miseras, além de aturar prepotencias e arrogancias dos empregadores desumanisados - Sendo assim pense comigo!!! não mudou quase nada daquela época para os dias de nossa orgulhosa pós-modernidade que manipula mentes, fabrica idiotas (por exemplo inúmeros discursores que prometem nas eleições o que lhes é OBRIGATÓRIO, é a mesma relação do pedreiro que prometerá encimentar caso seja escolhido - É OBRIGAÇÃO DELE FAZER ISSO// exemplo 2: a mídia que rotula nossa rotina com programas e personagens devoradores de pensamentos que perfilam pela TV e demais mediações tecnológicas para se vangloriar de que ganhou prêmios ou que está gravando discos em NY - Idiotice pura)

Nossa província baré está cheia de péssimas influências, perdeu-se e perde-se a cada dia a noção daqueles que realmente lutam por uma Manaus melhor, NÃO PRECISAMOS DE CANDIDATO 33, 40, 11... precisamos de nossa união, precisamos parar de "juntar" dinheiro para comprar DVD de cantores de Axé e Rock Colorido para comprar livros que relatam a vida de nossos ribeirinhos, os nosso sem-teto, as nossas famílias marginalizadas!!! Falo em Livros porque defendo também os nossos escritores e poetas, tanto brasileiros quanto amazonenses -Thiago de Melo, Milton Hatoum, Tenório Telles, Jorge Tufic e muitos outros que veêm suas obras serem consumidas aos montes no EXTERIOR e aqui em Manaus veêm suas obras emperrarem nas Livrarias!!

Portanto, acredito veementemente que ainda Não conquistamos o nosso posto de Província, NÃO onde realmente importa, no coração e na mente !! Precisamos reverter este quadro:

Não espere, faça!! não tenhas mede, EU estarei contigo!!