quinta-feira, 22 de julho de 2010

Inúmeras são as reclamações ao transporte público da cidade de Manaus. Casos de Trânsito caótico, ônibus velhos e altamente lotados de passageiros e o verdadeiro "iô-iô" que é a mudança da tarifa do transporte.

O trânsito baré está a cada dia cosumindo a saúde do condutor e dos pedestres pela desorganização que as vias de trânsito se encontram. As obras muito beneficiam e melhoram este panorama, no entanto, é uma solução que é trabalhada em focos, por exemplo: melhoro o fluxo em certas avenidas e ruas porém na próxima rua ou avenida permanece os engarrafamentos, desrespeito ao bem-estar do pedestre e falta de estrutura para as pessoas "especiais".

As "latas de sardinhas", em alusão aos ônibus lotados nos mostra a maneira como não temos conforto e sequer respeito ao espaço de cada um, ao passo que os funcionários das empresas de ônibus em destaque aqui o motorista e o cobrador, muitas das ocasiões colaboram para deteriorar esse cenário desumanizante do transporte público com péssimo atendimento ao público - não parar no ponto de destino do usuário, imprudência ao dirigir e outras mazelas. O engraçado é observar que em todos os ônibus tem a identificação, geralmente próximo ao motorista, da capacidade de passageiros de pé e sentados, porém, pra que saber disso se sempre a lotação é altamente absurda!

E como cereja do bolo, nós pagamos para entrar nas "latas de sardinha". Paga-se caro por isso, caro para quem ganha o salário mínimo tão bem distribuído pela estrutura capitalista, paga-se para sermos amassados, pisoteados, encochados, debochados por quem se lovomove de carro e dá uma olhadinha p cima dentro de seu ar- refrigerado, paga-se caro pois não os utilizamos uma vez por mês ou por semana é no mínimo duas vezes por dia de enlatado!

Diante dessas pequenas discussões, a minha pretensão não é aqui trazer ideías para alterar esse panorama caótico do transporte, é sim trazer a pauta para que não seja um tema que somente empresário, prefeitura e governo discutam, é uma discussão fundametal para a população usuária, NÃO NOS CALEMOS, AS MELHORIAS SEMPRE SERÃO POSSÍVEIS E CONQUISTÁVEIS, basta que os donos do topo da pirâmide social saibam que não concordamos com suas escolhas e abusos, o fraco só é fraco quando está só!

"O Brasil é um País geométrico: tem problemas em pirâmide, discutidos em mesa redonda por um monte de bestas quadradas"

Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário